Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 19 de junho de 2011

A consideração do indivíduo


Max Weber nos convida a uma análise mais profunda da realidade por meio da compreensão das ações sociais, dessa forma, diferencia-se dos positivistas, por não analisar a aparência da sociedade, e também dos marxistas, por não compreender que a história e as ações sociais são fruto de uma única força motora.

Na análise weberiana, o indivíduo é considerado em oposição ao marxismo que só considera o materialismo histórico dialético e em oposição também ao positivismo o qual acredita na existência de leis naturais as quais determinam a conduta humana independente da vontade de cada um.

Weber acredita que a ação social é motivada por valores (econômicos, políticos, culturais e religiosos) o que confere a elas uma característica individualizante, afinal cada pessoa guarda em si diferentes tradições e costumes.

Weber acredita que o marxismo tem um carácter dogmático e que, dessa forma, se aproxima da religião, afinal parte de uma verdade pré-estabelecida, neste caso o materialismo histórico dialético, para analisar a realidade. E a ciência deveria distanciar-se desses dogmas na busca pela verdade sem o estabelecimento de generalizações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário