Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 19 de junho de 2011

Magia fora de controle

Marx e Engels na obra ‘’Manifesto Comunista’’ fazem uma crítica ao modo de produção capitalista e discutem questões sobre a burguesia e o proletariado.

Para os autores, ‘’ “A história de todas as sociedades que já existiram é a história da luta de classes” e com a sociedade burguesa moderna não foi diferente, pois quando se consolidou não aboliu o antagonismo das classes.

Embora a burguesia tenha, como é dito no Manifesto, ‘‘ Realizado maravilhas que superavam de longe as pirâmides egípcias, os aquedutos romanos e catedrais góticas” ela acentuou as diferenças entres as classes, pois quanto mais crescia e se enriquecia, deixava as outras para trás.

Todas essas alterações que a burguesia causou com o passar dos anos tornaram-se um feitiço fora de controle, principalmente em relação ao proletariado uma vez que ‘’ conforme a repulsa do trabalho aumenta, o salário diminui. E ainda, na proporção que o uso de maquinaria e a divisão de trabalho aumentam, o peso da labuta aumenta, seja pela prolongação das horas de trabalho, pelo aumento do trabalho exigido durante um lapso de tempo determinado ou pelo aumento da velocidade do maquinário. “Além disso ‘‘ com o desenvolvimento da indústria, o proletariado não só aumenta em número, como se torna concentrado em massas maiores; sua força cresce e ele sente mais essa força”.

Com essa força e união, os trabalhadores poderiam centralizar as numerosas lutas locais, todas do mesmo caráter, em uma luta nacional entre classes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário