Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 19 de junho de 2011

O Weberianismo e as Ciências Sociais


Max Weber publicou em 1904 um texto intitulado “A objetividade do conhecimento na ciência política e social” apresentando seu posicionamento acerca dos meios das ciências sociais.
Para Weber, a liberdade do homem seria essencial não sendo válido que este esteja subordinado a um julgamento prévio. Nisso se encontra uma das funções da sociologia para Max Weber que seria a compreensão do sentido da ação social, sendo ela determinada por um sentido e movida por valores.
Ainda parte desta obra a crítica à ideia determinista de que a ciência nunca poderia ser tarefa de uma ciência baseada no empirismo proporcionar normas e ideais obrigatórios, que se possam derivar modelos prontos para a prática. Tornaria impossível encontrar-se empiricamente na sua pureza conceitual, pois seria uma utopia.
Weber concordava com a realidade das ciências humanas lidando com o fenômeno do valor. Assim, propunha que as ciências humanas se unissem fagocitando a explicação e a compreensão em uma ótica una de ciência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário