Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 19 de junho de 2011

Manifesto Comunista, obra reflexiva ou biblia dogmática?

Marx em seu manifesto nos apresenta uma sistematização de suas ideias. Demonstrando como a sociedade capitalista se formou e se desenvolve, ele busca chamar o proletariado para a realização de uma revolução, que, de acordo com ele, seria uma nova evolução da forma de apropriação da produção.
A teoria proposta por Marx para explicar a historia da sociedade é a teoria da luta de classe, onde uma classe mais abastada estaria sempre explorando uma classe menos abastada e para exemplificar essa ideia, o autor cita os casos dos nobres e dos servos no feudalismo e , obviamente, o caso dos burgueses e proletários. No entanto, nota-se claramente que para Marx a luta de classes e as questões econômicas são as únicas responsáveis por como se deu a historia da humanidade, mas seria realmente o prisma da economia o único método de se analisar a sociedade? Não haveriam outros fatores influenciadores? ... A verdade é que sendo um manifesto e por ter como objetivo agitar o proletariado, o Manifesto Comunista tenta de forma incisiva culpar o espirito capitalista de todos os males que assolam a sociedade.
As capacidades de Marx e Engels são inegáveis, tanto no campo da economia quanto da sociologia, porém nessa obra a simples analise torna-se tática de convencimento. Aqueles que só se atentarem a obra terão um cabresto colocado em suas visões, não se pode dizer que a obra é falsa, mas sem duvida é tendenciosa e incompleta.
Vê-se no capitalismo diversas falhas sociais, mas suas vantagens econômicas individuais são tão deslumbrantes que tocam o instinto natural de sobrevivência do ser humano ao dar lhe a possibilidade de sozinho ser superior a todos em tudo, ou seja, o capitalismo é um método natural que o homem encontra para realizar em sociedade e, por sua naturalidade, jamais será substituído, talvez evolua, mas mesmo neste caso, evoluiria para um capitalismo ainda mais lucrativo para o individuo e nunca para o coletivo pois a cooperação entre homens é limitada e nela esta embutido um egoismo primitivo.
Em suma, o Manifesto Comunista abre nossos olhos para uma teoria de que o capitalismo é um sistema contraditório, "escravizante" e destruidor do meio natural do espaço e do tempo, mas não se pode crer que ele é uma verdade absoluta, pois assim como ele ataca as teorias liberais capitalistas, também existem aqueles que não concordam plenamente com as ideias que ele propõe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário