Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 19 de junho de 2011

O incontestável julgamento humano

A Sociologia é fundamentada a partir da compreensão da realidade de modo aprofundado, ou seja, indo além das aparências e do senso comum do homem. Esta é movida por valores e não por uma força que emana da sociedade. Ou seja, não se orienta por leis estabelecidas pela estrutura econômica, como Marx acredita. Critica assim, as receitas pré-estabelecidas do materialismo histórico, afirmando que o indivíduo através de suas ações, deve ser compreendido.
O ser humano deve ser analisado a partir das perspectivas que o orienta, o âmbito em que este vive, os valores dos quais é guiado e não a partir da visão do observador. Para Weber esse juízo de valores é o ponto de partida de suas ações. Ele ainda classifica essa ação social em quatro aspectos: o do indivíduo que se vale dos meios disponíveis para atingir um objetivo; o daquele que aceita riscos em nome de um ideal (ação esta pautada por um valor); do estimulado pelas emoções e o estimulado por costumes para promover suas ações.
Marx Weber afirma também que o que for dito como verdade científica deve ser aceito universalmente. Devemos como cientistas compreender as outras culturas, mesmo quando expressa visões divergentes das aceitas. Critica então a objetividade, pois os juízos de valores são intrínsecos ao ser humano, este não consegue abandonar suas emoções e por isso o indivíduo deve domar essa tendência ao julgar ao analisar outrem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário