Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 19 de junho de 2011

Um Outro Valor de Marx

O Manifesto do Partido Comunista foi escrito por Karl Marx e Friedrich Engels, nele os dois autores propunham uma revolução do proletariado visto a constante exploração que essa classe vinha sofrendo durante a revolução industrial.
Apesar de simples, o manifesto acabou surtindo um feito grande em termos de propagação de seu conteúdo, justamente por ser simples e ser facilmente compreendido pela classe operária (classe que seria o alvo dos dois autores).
O Manifesto mostra a grosso modo que no modo capitalista de produção sempre havera a desigualdade entre explorador e explorado, e com esse argumento tentam convocar o proletariado para participarem de uma revolução dentro desse sistema, alegando que o capitalismo chegaria a um ponto de auto-destruição, onde esse regime seria substituido pelo regime socialista.
Até o que hoje presenciamos, isso não ocorreu, e sim vimos o fracasso de alguns países que tentaram partir para a empreitada socialista. Marx é até hoje estudado não por suas teorias do fim do capitalismo, e sim por sua análises que usavam conceitos não tão simples de entendimento do capistalismo, como o valor e sua distinção de preço.
Vemos então que na verdade a teoria do socialismo seguido de um comunismo até hoje não se concretizou, então coloco em contra ponto se não deveriamos apreciar mais as análises de Marx sobre a sociedade do que propriamente sua previsão sobre o regime em que vivia, porque como tratamos um chamado de socialismo cíentifico e outro de socialismo utópico se ambos não conseguem obter êxito num mundo profundamente capitalista?

Nenhum comentário:

Postar um comentário