Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 19 de junho de 2011

De mãos dadas com o inimigo

Em “O Manifesto Comunista”, de Friedrich Engels e Karl Marx, é destacado o papel da burguesia no desenvolvimento econômico e histórico da sociedade. Porém, com o fortalecimento da burguesia e do capitalismo, surge uma classe para servir ao aumento da produção: o proletariado.

Segundo Marx e Engels, o sistema capitalista é o seu maior inimigo pela necessidade constante de renovar, entre outras coisas, seus meios de produção por causa do mercado sempre em expansão; essa instabilidade eclodiria em uma epidemia de superprodução. Exemplos não faltam para provar tal ponto, desde a crise de 1929 até a recente crise no setor imobiliário dos EUA. Será que o fim desse sistema encontra-se nele mesmo, assim como o previsto?

Para os autores, uma das causas que levará à destruição do capitalismo é a classe que ele próprio criou. O proletariado encontraria suas forças à medida que o mercado se fortalecesse por ser a força produtiva do sistema. Seus interesses também, por serem semelhantes, o uniria em busca de um mesmo ideal, até chegar ao poder.

No entanto, atualmente, principalmente nas sociedades ocidentais, o capitalismo resiste a todas as crises que tenha enfrentado e firmou-se como ditador de tendências. “Seguir a moda” ampliou-se para além do vestuário, inserindo-se no dia-a-dia das pessoas, ao passo que a tecnologia se desenvolvia. Porém, eis a questão, o capitalismo impõe que se siga às tendências ou é o homem que exige essa modernidade?

É fato que, por exemplo, a moda se renova para estimular o consumismo e manter a economia em movimento; no entanto não se pode negar o “fator artístico” que ela tem. Existe, sim, uma necessidade humana de se manter em movimento, de produzir e de aperfeiçoar; e que busca o conforto e a facilidade. Portanto, chega-se à conclusão que há uma necessidade imposta pela burguesia que passa a ser necessidade real para os homens, o que não anula a necessidade humana já citada. A burguesia foi esperta, e soube usar o seu alvo a ponto de ele achar que tem o controle de suas próprias decisões.

Nome: Jackeline Ferreira da Costa – 1º ano Direito Matutino


Nenhum comentário:

Postar um comentário