Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 19 de junho de 2011

Capitalismo, o sistema contraditório.

A lei da injustiça é original do regime capitalista. Essa situação paradoxal levou Marx a concluir que o modo de produção capitalista é o último sistema antagônico da história humana. Uma sociedade não pode existir enquanto está fundada em uma contradição, há por exemplo a contradição entre a objetividade do mercado e a subjetividade do trabalho, portanto tal sociedade irá se restaurar , a dissimulação nas relações monetárias e mercantis desaparece e surge a transparência nas relações sociais como nos regimes pré capitalistas, mas agora sobre uma base nova.
O proletariado é a classe dirigente na visão de Marx, a emancipação do proletariado acarretaria a emancipação de toda a sociedade, pois dada a sua situação, ele não possui nenhum interesse particular.
A burguesia é a classe que revoluciona a civilização com o novo modo de se viver. Dentro do sistema capitalista há a transformação em mercadoria de todas as coisas possíveis, o desenvolvimento visa a produtividade e não o bem estar humano e social; há a compressão do espaço e do tempo através dos meios de comunicação.
Esse sistema possui um caráter impetuoso, portanto necessita se intalar em todos as circunstâncias e lugares, isso resulta em seu poder globalizante que estabelece uma interdependência global, a partir do momento em que rompe fronteiras e fale indústrias somente nacionais. Em meio a isso, a luta de classes se aprofunda e não pretende suprimir a tese, mas incorporar-se a ela.
A saída desse sistema se daria através da revolução, pois o proletariado cresceria cada vez mais, enquanto o desenvolvimento também e a medida que seu salário diminuísse e as exigências aumentassem, sua força revolucionária também aumentaria.


Gabriela Bezerra Pucci, 1ºano DN

Nenhum comentário:

Postar um comentário