Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 19 de junho de 2011

Valores que nos movem

Max Weber faz sua compreensão da ação social a partir de sua “sociologia compreensivista”, que leva e conta a decisão individual movida por valores. Enquanto Marx e Engels seguiam a linha do materialismo histórico, que buscava explicar os fenômenos a partir de suas causas econômicas; Weber criticava-a, pois seria uma explicação muito genéricaque daxia pouco crível a análise sociológica, já que as forças econômicas não são as únicas que os regem.

Quando se tem uma visão limitada de uma situação, como reduzi-la a somente fatores econômicos, passa-se a se agir como se seguisse a um religião, imposta por dogmas. Essa, aliás, é uma crítica que pode ser feita aos que se dizem marxistas mas desfrutam dos prazeres proporcionados pelo capitalismo apesar de suas desigualdades sociais; mas não são só eles que se mostram hipócritas. Puro egoísmo: a realização pessoal superou o bem-estar geral.

Para Weber, toda ação cometida é consequência de uma escolha tomada; é feito um juízo de valor e então o indivíduo se move de acordo com sua consciência. O autor foge à regra determinista de que o ambiente influenciaria um homem pobre, por exemplo, a se tornar um bandido. Cada um é responsável por seus atos e o ambiente tem influência, porém não total – os valores orientam os atores.

São quatro as classificações possíveis para a ação social, segundo Weber: alguém pode usar os meios possíveis para alcançar seu objetivo, alguém pode seguir aceitando os riscos de sua ação por fé em suas ideias, alguém pode agir passionalmente, ou alguém pode agir estimulado por suas crenças e costumes. Portanto, o que envolve um indivíduo o influencia mas sua decisão tem papel fundamental na ação.

Contudo, apesar de ser influenciado pelo ambiente ao seu redor, a sociologia deve ter um caráter universal, para Weber, pois, não deve haver distinção do método científico. Assim sendo, um alemão e um indiano estariam submetidos às mesmas regras, em busca de um real entendimento em todos os lugares do mundo.

Nome: Jackeline Ferreira da Costa – 1º ano Direito Matutino


Nenhum comentário:

Postar um comentário