Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 19 de junho de 2011

Ações sociais e seus valores.

Max Weber se preocupou com a essência do conhecimento, analisou que os elementos irracionais se fazem presentes inclusive na atualidade. Difere do Marx, em seu pensamento, pois onde este constata características racionais, aquele as julga irracionais, como por exemplo o acúmulo de capital pelo burguês, é contraditório pois o mercado precisa de capital circulando, portanto Weber analisa esta uma atitude irracional.
Sua perspectiva é de compreensão do sentido da ação social humana. A análise weberiana elenca quatro tipos de ação social: a ação racional com relação a um objetivo (o indivíduo realiza a ação para alcançar uma finalidade específica); a ação racional relacionada a um valor (o indivíduo realiza a ação com a crença racional em seu valor); a ação efetiva (motivada pelas emoções do indivíduo); e a ação tradicional ( realizada devido aos hábitos e costumes).
Criticou o dogmatismo do materialismo histórico e o conhecimento dogmático, pois quando se aceita um modelo científico como a única verdade e sua opinião se faz dessa forma, excluindo as outras possibilidades, a ciência não está se fazendo e sim religião. Sendo assim, a metodologia científica deve ser universal, pois assim o conhecimento obtido deve ser reconhecido como verdade em qualquer lugar para que seja válido.
Para ele, a sociologia busca os significados que os indivíduos relacionam com suas ações, a sociologia compreensiva. As escolhas possuem uma referência com os juízos de valores e as conexões feitas durante a vida do indivíduo.


Gabriela Bezerra Pucci, 1º ano DN

Nenhum comentário:

Postar um comentário