Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 19 de junho de 2011

Um "ator " cultural

O homem é um ser eminentemente social , é um 'ator social ' e que deve interpretar diversos papéis de acordo com as circunstâncias. Esta era a principal concepção de Weber com alguns acréscimos à teoria marxista e também com algumas divergências.
Weber tenta explicar a sociologia como uma ciência compreensivista e não ao modo de Marx , segundo o qual a sociologia seria um modo , em geral , de chegar ao socialismo. Mas qual seria a principal diferença entre a ideologia deste último e a daquele?
Weber acredita que o homem é um ser social, mas inova por dizer que o indivíduo não é isto , apenas , mas também um ser eminentemente cultural acrescido de valores. Vejamos: a cultura é a modificação da natureza ( mineral, animal, vegetal ). O ser humano modifica a natureza desde a pré-história, então o homem é , necessariamente cultural. Além disso ele(Weber) procura fugir do dogmatismo de Marx , segundo o qual a economia era o vies de tudo e para ela tudo convergiria. O ser humano é um ser emocional e racional ; é um ser produtor e produto do meio ; é condicionante e condicionado ; é dominante e dominado. Assim não poderia ser só voltado para a economia, isto é , os valores determinam primeiro como o homem deve sentir, pensar e agir. Se o valor fosse ser um ser agrícola , durante a Revolução Industrial , esta não haveria , mas sim uma Revolução Agrícola. Ou seja , o materialismo histórico influenciava no meio , mas não só ele: a idéia que estava associada a este também era considerável. Segundo Hegel, " reconhecemos nas coisas o valor que projetamos nelas ". Desta forma primeiro o valor e depois a ação, seja de acordo um objetivo , seja de acordo com a tradição, seja de acordo com a emoção ou seja de acordo com outro valor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário