Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 19 de junho de 2011

Legado do Manifesto e seu estímulo aos proletários

Em 1848, Karl Marx e Friedrich Engels, teóricos fundadores do Socialismo Científico publicaram a obra “O Manifesto Comunista”, que teve papel crucial na sociedade contemporânea, indo além do mundo socialista e atingindo a porção capitalista do globo por expor uma ideia que impressionasse a muitos.
O Manifesto do Partido Comunista nada mais é do que um panfleto comunista que retrata sua perspectiva do capitalismo como sistema econômico que cria uma rede mundial de comércio. Dessa forma, Marx e Engels usam de diversos contextos históricos para diferenciar as formas de opressão que já estiveram em vigor e clássica a burguesia como a fonte de opressão contemporânea a eles.
Criticando o modo de produção capitalista, o Manifesto explicita vários pensamentos comunistas e ao mesmo tempo esclarece os ideais do socialismo científico. Assim, os autores criam um painel onde o comunismo sobrepõe-se ao capitalismo de uma maneira muitas vezes superficial, já que as críticas ao capitalismo partiam de fatos, enquanto o favorecimento ao comunismo baseava-se em ideologias ou exemplos de pequenas magnitudes.
Pode-se considerar que a obra teve um papel fundamental para o desenvolvimento dos direitos dos operários. Ao dizer que a condição de miséria vivida pelo proletariado resultaria em uma revolução dessa classe os autores clamam a união dos desfavorecidos: “Proletários de todo o mundo, uni-vos!”. O ânimo exclamado dos autores é inspiração àqueles que buscam melhores circunstâncias de trabalho até os dias de hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário