Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 19 de junho de 2011

Um novo modo de produção

No livro ''A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo'', Max Weber fala sobre o capitalismo.
Segundo o autor'' Em sua acepção moderna, o capitalismo vincula-se não apenas à perspectiva da troca, mas sobretudo às possibilidades de dinamização racional do investimento'' e essa racionalidade gera fatores que diferenciam o modo de produção capitalista de qualquer outro na história. Existem quatro tipos de racionalização no capitalismo: contábil, científica, jurídica e do homem.
O primeiro corresponde a separação da empresa da economia doméstica como pilar básico do capitalismo. O segundo está relacionado ao desenvolvimento científico, uma vez que este impulsiona o capitalismo. O terceiro trata das estruturas do direito e da administração como molas mestras da racionalidade capitalista, pois como Weber fala em seu livro ''o moderno capitalismo racional baseia-se, não só nos meios técnicos de produção, como num determinado sistema legal e numa administração orientada por regras formais ”. Finalmente o quarto tipo baseia-se na ideia de que é necessária uma disposição do homem para que ocorra o racionalismo econômico.
Com isso temos uma pequena introdução sobre o que é de fato o capitalismo, pois como é dito no livro “O impulso para o ganho, a persecução do lucro, do dinheiro, da maior quantidade possível de dinheiro, não tem, em si mesma, nada que ver com o capitalismo.''.

Nenhum comentário:

Postar um comentário