Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 19 de junho de 2011

Socialismo científico?

Karl Marx, juntamente com Friedrich Engels, escreveu o Manifesto do Partido Comunista que tinha como objetivo conscientizar da classe trabalhadora acerca da exploração capitalista e, por meio disso, convocar todos a unirem-se para promover uma revolução do proletariado e por fim ao sistema capitalista.

Marx e Engels demonstraram de forma simplificada o socialismo científico justamente para que este fosse compreendido pelo seu público alvo, os trabalhadores. Mas, mesmo de forma simplificada, o manifesto agregou a base do socialismo científico que é o materialismo histórico dialético, por meio do qual Marx e Engels demonstraram que a sociedade que se fundamenta no modo de produção capitalista sempre será desigual e a classe trabalhadora sempre será explorada, afinal, a base material determina o comportamento social.

Com base nesta constatação, os autores propuseram uma união dos trabalhadores para a promoção da libertação, ou seja, da destruição do capitalismo rumo a uma sociedade igualitária. Afirmaram ainda que essa destruição do capitalismo é inerente ao próprio sistema, que o proletariado seria, portanto, responsável por antecipar algo inevitável, e essa antecipação seria perspicaz no sentido de evitar o sofrimento dos trabalhadores até a destruição natural do capitalismo.

Será que Marx e Engels estavam mesmo certos? Talvez estivessem em relação ao capitalismo que chegaram a conhecer, mas não acredito que estão totalmente corretos acerca do capitalismo que presenciamos. Afinal, há quanto tempo o capitalismo existe? Há muito tempo, e até hoje ele ainda permanece vigente, ou seja, não se autodestruiu como Marx e Engels afirmavam que iria acontecer. O máximo que aconteceu foram crises que colocaram sim em dúvida a supremacia do capital, mas que não foram suficientes para a proposição de um novo modelo econômico, afinal o capitalismo conseguiu se reinventar. Quero deixar claro que não sou a favor de como essa reestruturação econômica foi feita, pois implicou cortes nas verbas de programas sociais além de outras medidas, mas é importante reconhecer que ela aconteceu, ou melhor, ainda está acontecendo.

O fato é que o capitalismo não se autodestruiu e o proletariado não realizou a revolução, a realidade, portanto, continua sendo um sistema econômico que tem por base a exploração e que consegue entorpecer os explorados, mesmo depois de estes terem tomado consciência de sua situação miserável, ao ponto deles quererem participar ativamente do sistema ao invés de tentar destruí-lo. Talvez Marx e Engels tenham subestimado o poder da alienação capitalista, e do fetiche promovido por ela.

Dessa forma, é possível concluir que a teoria da Marx e Engels não se concretizou plenamente, poderia ser, portanto, idealizada? Mas isso não era justamente do que eles queriam se distanciar ao propor um socialismo científico em oposição ao socialismo utópico?


Nenhum comentário:

Postar um comentário