Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 8 de maio de 2011

O Perverso do Fato Social

No dicionário, Fato é ” Ação, coisa feita “e Social é “tudo o que diz respeito à sociedade: ordem social”.Logo o Fato Social só pode ser definido como a ação,o feito que se dá no cerne da ordem social ;Sendo que este é também imposto por ela como maneira de agir.

Ao contrário do que pode se pensar ele surge não da intersecção das ideias dos indivíduos mas é o” produto da ação e reação entre as consciências individuais” destes.

Segundo Durkheim, fica evidente a força de coerção do Fato Social, quando qualquer pessoa de uma dada sociedade tenta resistir às regras e sofre em seguida alguma repressão ou “sanção determinada” dos outros indivíduos da própria sociedade,como é o caso em se tratando do” direito, da moral, das crenças e até da moda “e é menos evidente no que diz a organização econômica, por exemplo.

É possível observar que alguns fatos sociais, ”mais palpáveis” se dão exatamente como convenções. Ora, no que diz respeito a arquitetura das casa,construí-las iguais não parece ser uma imposição tão rígida da sociedade,mas sim uma questão de gosto,de moda que se impõe de acordo com a época e que não repercute em uma sanção tão extrema.As pessoas que se submetem a moda,geralmente gostam de segui-la e a maioria das pessoas concordam com um código jurídico que organize melhor a vida em sociedade.

Por outro lado verifica-se justamente o contrário com a moral e alguns costumes, são fatos sociais “impostos” com um sentido mais pejorativo, e tem se sempre a sensação de que são tabus que devem ser quebrados, e que atrapalham o progresso na resolução das várias questões polêmicas discutidas em sociedade, como o casamento entre gays e o sexo antes do casamento por exemplo.A coerção do fato social age como corrente conservadora e pune severamente certos comportamentos como esses,inibindo a evolução dessas questões,sendo por isso muito criticado, nesse sentido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário