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domingo, 8 de maio de 2011

Uma influência marxista e positivista

Considerado pai da sociologia moderna, Émile Durkheim , em Da Divisão do Trabalho social , define principalmente o fato social ressaltando o que é além de tecer algumas críticas a análise ideológica , promovida até então.
Como Durkheim viveu um período posterior a Comte e Marx , seria lógico ter influência em seus argumentos tanto de um quanto de outro ou até dos dois.Durkheim, por exemplo, critica o pensamento de Comte, pois ao definir "fato social" como coisa ele remonta ao pai do positivismo.Todavia, para o pai da sociologia moderna, Comte apela para uma visão metafísica ao conceber o progresso como o sentido de toda a história.Neste aspecto, para Durkheim, Comte se distancia da verdade sociológica , pois ao invés de se debruçar sobre os fatos, valoriza a sua idéia sobre a história e não a história em si.Em tese , a análise durkheiminiana sobre a ideologia se refere ao fato de as idéias se dirigirem às coisas e não as coisas às idéias.
Como Marx fala sobre condicionamentos ideológicos , discursos os quais determinam a idiossincrasia humana , Durkheim também o falará, porém em um sentido mais camuflado , principalmente quando este fala sobre o fato social: que é todo aquele que independe do indíviduo e tem como substrato o agir do homem em sociedade, de acordo com as regras sociais.Estas são coercitivas.Mesmo aquelas que não se impõem pelo direito, se impõem pela impossibilidade de se fugir a elas.A coerção se torna mais evidente quando resistimos às regras sociais.
O papel da educação então é forjar o ser social , lhe incutindo regras que , aos poucos , e de forma resignada são interiorizadas e aceitas pelo indivíduo.As formas de comportamento, mesmo que se expressem no indivíduo, traduzem hábitos forjados dimensão do coletivo.Sentimentos e pensamentos comuns não são frutos da soma de percepções gerais, mas de uma dinâmica social que se orienta e os predispõem.
"Cada um é arrastado por todos " -( o homem tem de ser , então, flexível de acordo com a instituição ou sociedade por quem é 'arrastado')- origem coletiva, vida em comum, determina a "sincronia" das ações.

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