Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 8 de maio de 2011

Durkheim e o fato social

Durkeim é considerado pós-positivista pelo fato de ter aderido ao postivismo e ido além. Durkheim parte da idéia fundamental de Comte de que a sociedade deve ser vista como um organismo vivo. Também concordava com o pressuposto de que as sociedades apenas se mantém coesas quando de alguma forma compartilham sentimentos e crenças comuns. Entretanto difere de Comte na sua perspectiva evolucionista pois entende que os povos que sucedem os anteriores não necessariamente são superiores, apenas são diferentes em seus valores e sua forma organizacional. Durkheim difere também de muitos sociólogos, afirmando que eles trabalhavam não sobre o objeto em si, mas de acordo com a idéia pré-estabelecida acerca do fenômeno.

Os fenômenos sociais são considerados pelo autor como exteriores aos indivíduos, e devem ser conhecidos não pela busca das razões internas aos indivíduos, mas sim externamente a eles na própria sociedade e na interação dos fatos sociais.

Durkheim define em sua obra o conceito de fato social:

"É fato social toda a maneira de fazer, fixada ou não, suscetível de exercer sobre o indivíduo uma coerção exterior; ou ainda, toda a maneira de fazer que é geral na extensão de uma sociedade dada e, ao mesmo tempo, possui uma existência própria, independente de suas manifestações individuais" (Durkheim, 1999, p. 13).

O sociólogo afirma que os fatos sociais devem ser estudados como "coisas", sendo despidas de todos os pré-conceitos e sentimentos anteriores aos estudos, definindo o objeto de estudo precisamente, a fim de saber o que deve ser explicado.


A obra de Durkheim é de suma importancia não só pela influencia exercida em diversos autores, mas tambem pelo fato de haver um enorme meio de coerção exterior que ganha mais força a cada dia que passa, esse fato social se chama Mídia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário