Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 8 de maio de 2011

A Objetividade e o Pós-Positivismo

Ao analisarmos a obra “As Regras do Método Sociológico”, de Durkheim, podemos compreender o quanto a objetividade é importante para ele. O autor em questão acredita que a única forma de interpretação correta e imparcial de um fenômeno social é aquela que ocorre de forma objetiva, sendo calcada na realidade, sem a intervenção de nossas emoções. Assim, por exemplo, deveríamos enxergar as pessoas como “coisas” a serem pesquisadas, sem que os nossos sentimentos a respeito de tais indivíduos interferisse em nossas observações.

Para Émile, é importante também que as nossas pesquisas sejam desvinculadas de nossas ideologias e de nossas pré-noções, que só atrapalhariam nossas análises. É neste ponto, inclusive, que encontramos uma crítica de Durkheim a Comte. Para aquele, este baseia muitos de seus conceitos na subjetividade e não nos fatos reais, retirando grande parte da veracidade e da imparcialidade de tais conceitos.

Um exemplo atual que demonstra a visão “durkheimeana” é justamente encontrado no campo jurídico. Os juízes são profissionais que se baseiam, sobretudo, na objetividade. Um juiz não pode se deixar envolver pela situação econômica das partes envolvidas, nem por seus problemas ou conflitos pessoais. Ele deve conter este seu “lado subjetivo” e deve se ater aos fatos e às provas referentes à questão a ser julgada.

Retirado de:

http://sandramluz2010.blogspot.com/2010/08/julgamento-e-critica.html

em 08/05/11, às 9h.

Para Durkheim, também é importante, para a análise objetiva da sociedade, a consciência de que somos seres moldados. Ao longo do tempo, fomos recebendo uma série de conceitos e definições, por meio da educação, por exemplo, que não visavam aguçar a nossa criticidade, mas sim que almejavam impor conceitos como regras sociais que deveriam ser seguidas. Assim, com o passar do tempo, acabamos nos tornando uma sociedade padronizada em nossos hábitos, uma sociedade que perdeu a sua individualidade e que passou a viver de acordo com regras pré-determinadas.

Por exemplo, muitos de nós podemos achar que escovar os dentes com frequência e tomar banho diariamente são atitudes individuais. O que se mostra um equívoco. Esses atos são praticados por nós porque se tornaram uma “regra da sociedade”: não seríamos aceitos em nosso grupo social se não tivéssemos a escovação dos dentes e o banho como hábitos.

Outra prova dessa afirmação está no fato de não nos alimentarmos sem talheres na frente dos outros. Podemos estar famintos, mas se estivermos sem talheres, em um restaurante, por exemplo, não nos alimentaremos.

marilyn monroe atriz modelo andy warhol

Retirado de:

http://www.imagensporfavor.com/tag/1/marylin+monroe.htm

em 08/05/11, às 9h.

E é após a análise de tais ideias que conseguimos compreender a relevância e a atualidade de Durkheim. Conhecer as ideias centrais desse autor não é apenas fundamental para o estudo da Sociologia, é também primordial para o entendimento de muitas práticas atuais, inclusive no que se refere ao Direito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário