Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 8 de maio de 2011

Fato social: comportamento do homem na sociedade

Durkhein é o primeiro pensador a transformar a sociologia em uma disciplina acadêmica, ele é o responsável pela profissionalização das ciências sociais, afirmando que é preciso reconhecer os fatos sociais a partir de sua influência sobre os indivíduos.

Segundo Durkhein, devemos analisar esses fatos sociais como objetos, sem que haja envolvimento por parte do observador, e para isso há um método, no qual deixaríamos transparecer o intelecto e não as nossas emoções. Porém isso é difícil, pois assim como analisa Comte, o indivíduo só existe como parte do coletivo, e por nos sentirmos parte do objeto, nossos sentimentos deturpam a análise dos fenômenos sociais.

O sociólogo também abandona a idéia de que há uma diretriz histórica estabelecida, pois nem sempre as sociedades caminham no sentido do progresso. Além disso, ele é contrário a análise ideológica; faz suas análises das coisas para as idéias, abandonando assim as pré-noções, para que as idéias não tomem o lugar das coisas.

Há ainda toda uma reflexão acerca das regras impostas pela sociedade, pois tais regras são coercitivas e quando alguém tenta resistir a elas há uma reação punitiva. É aí que entra o papel da educação, que é responsável por incutir conceitos e regras de conduta, as quais interiorizamos com o passar do tempo. Nesse sentido, é facilmente perceptível a prevalência do social sobre o individual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário