A visão de fato social de Émile Durkheim pode ser comparada, nos dias atuais, à influência que a mídia exerce na vida das pessoas. De fato, os indivíduos estão submetidos a uma coerção exterior, capaz de impor regras sociais, que se tornam mais evidente quando resistimos a elas.
Além do exemplo citado, tal imposição da sincronia das ações ocorre também na educação às crianças, uma vez que toda educação consiste num esforço contínuo para impor a elas maneiras de ver, de sentir e de agir às quais não chegariam espontaneamente. Durkheim dizia que a criança, ao nascer, trazia consigo só a sua natureza de indivíduo. "A sociedade encontra-se, a cada nova geração, na presença de uma tábua rasa sobre a qual é necessário construir novamente", escreveu. Dessa forma, tanto os pais como os professores, sendo estes parte responsável pelo desenvolvimento dos indivíduos, devem transmitir os conhecimentos adquiridos.
O sociólogo francês, cuja contribuição para a sociologia da educação foi relevante, afirma que " a Educação tem por objetivo suscitar e desenvolver na criança estados físicos e morais que são requeridos pela sociedade política no seu conjunto". Percebe-se, portanto, que este requerimento da sociedade nada mais é do que um reflexo dos fatos sociais.
Outra importante contribuição de Émile Durkheim para a sociologia é seu posicionamento positivista ao encarar a realidade de forma objetiva e descritiva, muito mais que Auguste Comte. Sua crítica a Comte consiste, sobretudo, ao fato deste valorizar sua ideia sobre a História e não a História em si; para Durkheim, Comte se distancia da verdade sociológica, pois não se debruça sobre os fatos.
Por fim, Durkheim nos chama a analisar as situações das coisas para as ideias e não das ideias para as coisas, como propõe a análise ideológica. Esse método de análise proposto pelo sociólogo no qual não se pode interpretar a realidade de acordo com suas vinculações, embora sua prática não seja exatamente igual a teoria, é importante, sobretudo, à prática jurídica e, acredito que essa seja a maior contribuição de Émile Durkheim a nós, estudantes de Direito.
Este é um espaço para as discussões da disciplina de Sociologia Geral e Jurídica do curso de Direito da UNESP/Franca. É um espaço dedicado à iniciação à "ciência da sociedade". Os textos e visões de mundo aqui presentes não representam a opinião do professor da disciplina e coordenador do blog. Refletem, com efeito, a diversidade de opiniões que devem caracterizar o "fazer científico" e a Universidade. (Coordenação: Prof. Dr. Agnaldo de Sousa Barbosa)
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