Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 8 de maio de 2011

Conceitos do pós-positivista

Os últimos textos em análise do programa de Sociologia contemplam o florescimento das Ciências Sociais, nas palavras de Comte chamada Física Social e nas de Durkheim Fato Social. Com base nos escritos deste último, no livro as ‘Regras do Método Sociológico’ no capítulo I pode-se encontrar o fito do autor de delinear exatamente o significado do referido Fato Social sobre o qual sobrepujam muitas avaliações equivocadas, enquanto o II designa com detalhes a postura específica do observador dos fatos explicitados pelo primeiro capítulo.
No contexto de Durkheim, os pensadores tomavam a maioria dos fatos como sociais o que é uma grande incoerência, pois estes como objetivo de uma ciência única possuem características que bem os permite unir através de seus elementos afins. São eles todos os que se aplicam ao indivíduo exteriormente através de coerção, ou ainda , não menos coercitivo,aqueles que se dissipam nos grupamentos e influenciam o singular; a vida humana é avassaladoramente guiada por essas circunstâncias, assim, são inúmeros os exemplos como a educação de uma criança, esta é moldada diuturnamente sobre os hábitos de alimentação, higiene, os em comunidade etc. Aquele que se nega a contemplar tal imposição alienígena é vítima, como afirma Peter Berger (outro autor da Sociologia), dos meios de coerção que podem atingir da moral à violência.
Quanto ao observador do Fato Social, é necessário que este empreenda suas análises com ampla neutralidade axiológica, o que, inclusive, Durkheim acredita poder ser plena, para agir com o máximo de precisão e objetividade como o operador das Ciências Naturais. Para tal o autor lido na última semana, descreve mecanismos, o primeiro deles é pragmatizar a observação das coisas, em detrimento das idéias e das prenoções o que pode ser difícil pois a maioria dos eventos tomados envolvem as paixões humanas; além disso, o investigador deve conhecer com clareza o objetivo dos seus empreendimentos para bem abordá-los e tem de começar considerar os fatos mais externos , pois somente com a evolução do estudo pode alcançar a essência de um objeto.
É, pois, mormente estas questões que Durkhiem nos proporciona reflexão, a indagação que se destacou no debate em sala foi quanto a efetividade do afastamento do investigador que possui inexoráveis valores inerentes a sua ontologia

Nenhum comentário:

Postar um comentário