Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 8 de maio de 2011

Tribos

Segundo Durkheim, um fato social é" toda maneira de fazer, fixada ou não, suscetível de exercer sobre o indivíduo uma coerção exterior; ou ainda, toda maneira de fazer que é geral na extensão de uma determinada sociedade dada e, ao mesmo tempo, possui uma existência própria, independente de suas manifestações individuais."
É indiscutível a força que os fatos sociais exercem sobre as pessoas. Se o poder de coerção não fosse tão forte, não teríamos a definição de mundo globalizado tal como o conhecemos hoje. No mundo que vivemos, nossa forma de agir, as ideologias, os produtos que consumimos, a música que ouvimos, a forma na qual nos expressamos, os objetivos que buscamos na vida, as pessoas com as quais queremos estar acompanhados, seja para fins amorosos, seja pelo companheirismo... tudo isto é influência, seja da mídia, seja do grupo social no qual pertencemos (ou almejamos pertencer).
Grande parte daquilo que denomina-se "influência", deriva da cultura. Se não houvesse a cultura e o poder de coerção dos fatos sociais, não haveria a coesão entre indivíduos de determinado país, de certa religião, tribos urbanas ou aborígenes. As características comuns desses grupos é o que lhes dá nome, sentido de unidade; é o que os personifica diante de outros grupos. É o que faz vermos um muçulmano, hippie, rockeiro, hindu, índio ou alguém trajado como pede sua profissão e dizermos que tal indivíduo pertencente àquele grupo sem trocarmos uma só palavra com ele. Muito mais do que isso! Quando vemos alguém vestido com roupas escuras, cabelos longos e desgrenhados, crucifixos ou outras correntes prateadas no pescoço não dizemos "ele pertence ao grupo dos metaleiros"; ao invés disso, dizemos "ele é metaleiro". Percebe-se como é forte a presença do fato social, de forma que não nos vêm a mente quem pode ser aquela pessoa, seus sonhos, o que faz, sua profissão, seu caráter... Apenas a personificamos a partir do seu estereótipo, que não é tão somente uma forma de vestir, é também de se portar, pensar e até falar.
A ligação entre a pessoa e grupo é tão forte que acaba fundindo-nos ao que aderimos, acaba tornando essa característica que dá o senso de unidade uma parte do ser que se integra. Na sua aparente individualidade, acaba tornando-se um símbolo do fato social em seu todo. As características de grupo acabam tornando-se um complexo sistema de vários fatos sociais que se intercalam e variam de região para região, surgindo os "estilos de vida", como os hippies.
Por tais motivos, Durkheim, Bacon e Descartes ponderam tão sabiamente o máximo distanciamento do pesquisador com relação ao objeto pesquisado, algo dificilmente alcançado, pois todos nós construímos e participamos dia-a-dia de fatos sociais e não há nada pior do que querer estudar uma artéria no próprio corpo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário