Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 8 de maio de 2011

Durkeim e a objetividade na análise sociológica

O sociólogo Émile Durkeim é considerado pós-positivista pelo fato de não só ter incorporado o positivismo, como também por ter ido além dele. Assim como na análise de Comte, Durkeim também considera a prevalência da sociedade como fator-chave na análise sociológica.
Tomando como diferença entre os sociólogos, está a maneira pela qual eles estudam o fato social. Enquanto o fato social é algo remoto a Comte, Durkeim o define como objeto essencial de estudo. Para Durkeim, Comte se afasta da realidade da sociologia quando valoriza a sua ideia sobre a História, e não a História em si.
De acordo com Émile Durkeim, o observador deve estudar seu objeto de estudo de maneira distante, de modo a não deixar que seus conceitos formados perante a sociedade interfiram nessa análise. A ciência social deve se afastar das preferências do observador; a análise deve ser distante e fria, sem deixar que a personalidade interfira no julgamento. Não obstante, os fatos sociais devem ser considerados coisas, tendo como o conceito de fato social:"toda maneira de agir fixa ou não, suscetível de exercer sobre o indivíduo uma coerção exterior"
Sobre coerção exterior, podemos entender pelas influências que o indivíduo sofre na sociedade desde o momento de sua existência até o resto de sua convivência na sociedade, recebendo-as de forma consciente ou não. A teoria determinista se encaixa devidamente nesse meio de coerções, no qual o indivíduo é levado a agir de uma maneira já pré moldada pela sociedade.
Durkeim critica a análise ideológica, aquela que vai das ideias para as coisas, defendendo o propósito contrário, que vai das coisas para as ideias.
O sociólogo busca eliminar a pré-noção, pensamento que, segundo ele, influenciam de maneira negativa o estudo dos fatos, por não partir de uma atividade humana, mas sim da criatividade imaginativa humana.
Para Durkeim o que importa não é a aparência dos atores sociais, mas sim os papéis por ele executados, como a expressão de suas atividades profissionais, por exemplo.
Ainda sobre a análise do fato, Durkeim não deixa de mencionar que quando a emoção se sobrepõe, colocamos em preferência nossa faculdades inferiores, deixando de lado a razão. Essa análise deixa a desejar na compreensão do fato.
Sobre esses aspectos, Durkeim analisa e formula os estudos da sociedade sob sua visão crítica, a qual ainda influência muitos estudiosos até os dias atuais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário