Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 8 de maio de 2011

A força da coerção

        No  livro " As regras do método sociológico" de Émile Durkheim é fundado na análise do fato social e na objetividade que o perquisador deve ter ao desenvolver sua teoria.Para Durkheim, esses fenômenos sociais podem ser diferenciados pois eles se passam no interior da sociedade, e são dotados de um poder imperativo e coercitivo; essa coerção porém, embora indireta, não é menos eficaz. O fato social, apresenta uma característica fundamentalmente relevante, visto que, ele consiste nos modos de agir, pensar, sentir exteriores ao indivíduo , sendo assim, é classificada como social. A maioria dessas atitudes nos são ensinadas pela educaão infantil e com o passar do tempo, deixaos de perceber por qual motivo agimos dessa maneira; os atos são tão convencionais que acreditamos seres feitos por escolhas individuais.
        Para Émile, o único modo de analisar corretamente os fatos é através da objetividade, como se eles fossem coisas, partindo dessas para chegar as ideias, difrentemente das análises ideológicas. A passionalidade dos homens distorcem sua pesquisa e seu foco afetando seu exame científico pois eles não conseguem agir de modo racional: os sentimentos não permitem que as pessoas analisem friamente.É importante também , além desvinculação dos sentimentos, que as pesquisas realizadas distanciem-se dos conceitos ideológicos, que podem atrapalhar uma análise correta.
       Durkheim afirma que o autor positivista Comte se distancia da verdade sociológica pois não se preocupa apenas com os fatos , valorizando sua ideia propria sobre a história. Para o autor, a educação errôneamente forja o ser social, ela cria e perpetua regras de convívio que não seriam naturais aos homens, e a partir disso forma-se um tipo de cultura social.Por exemplo: as crianças , quando bem pequenas, agem de maneira natural, pois não sabem o que é "certo" ou "errado", com a educação aplicada pelos pais elas passam a agir não por vontade própria mas sim, de acordo com a regras sociais. Passam a usar roupas, comer com talheres, tomar banho e escovar os dentes; tudo isso é feito pela convenção social, até que chega um ponto que acreditamos que tudo isso é fruto de uma escolha social e não da força de coerção da sociedade.
       Todos somos pessoas não em nossa maneira social mas, seres influenciados pela sociedade; por isso, é tão estranho a nós quando alguém age em desacordo com essas regras: é muito estranho pessoas adeptas ao nudismo. As comunidades indíginas são tidas por nós como "selvagens" pois seus membros foram educados de acordo com outras regras e doutrina.
        A análise da obra de Durkheim é importante por ser tão  facilmente percebida em nossa sociedade contemporânea e influente no nosso estudo do Direito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário