Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 8 de maio de 2011

A Sociologia de Émile Durkheim

Durkheim em sua tese sociológica acima de tudo, assim como Augusto Comte, apesar de Durkheim ainda o considerar muito metafísico por se utilizar de experiências próprias, defende a prevalência da sociedade sobre o indivíduo, isso é o que é denominado simplesmente como fato social. Durkheim também sendo influênciado por Francis Bacon e seu empirismo defende a análise das coisas e não das idéias, já que o contrário seria apenas uma análise ideológica, o que não teria utilidade real para a sociedade. E segundo Durkheim a sociedade precisa continuar a seguir seu rumo, seja ele qual for, já que ela não caminha necessariamente rumo à evolução; para Durkheim ela simplesmente caminha...
Sendo considerado por alguns como pós-positivista, Émile Durkheim tem como característica marcante sua crença na possibilidade da presença do objetivismo diante das ciências sociais. Assim, ele considerava que a passionalidade ofuscava e afetava o exame deveras científico dos fenômenos sociais. Desse modo, Durkheim pega como alicerce os estudos de Bacon, baseados nas ciências naturais, e propõe tratar as ciências sociais da mesma forma, e com a mesma imparcialidade, que Bacon dispunha-se a tratar seus estudos. Assim Durkheim nos convida a não sucumbirmos perante a sociedade analisada, a não nos deixarmos influênciar por ela para fazer nossa análise, e isso segundo ele, somente seria possível através de um método, mas ainda assim possível.
Enfim Émile Durkheim defende que é injusta e incorreta a análise de sociedades à partir de um ponto de vista ocidentalizado, isso porque o que nos é considerado subdesenvolvido ou desenvolvido pode não sê-lo para outra cultura e vice-versa. A única saída então seria simplesmente analisarmos as sociedades à partir de seu próprio ponto de vista, mas ainda assim tentado manter a maior imparcialidade possível utilizando-se do método. E para tal seria de imprescindível importância a educação, que prepara o ser social, mesmo que no entanto imponha um comportamento social.

Postagem de
Lucas Takahashi Tashiro
1º ano - Unesp - Direito Diurno

Nenhum comentário:

Postar um comentário