Fato social é tudo aquilo que independe do indivíduo e tem como substrato o agir do homem em sociedade, de acordo com as regras sociais. Em seu texto, Émile Durkheim faz uma análise do fato social de tal fato.
Para Durkheim, o método utilizado para explicar o Estado, soberania, capitalismo, etc. Ainda estava defasado, assemelhando-se às explicações primárias da ciência da Idade Média. Ele pregava que o fato social devia ser estudado como uma ‘coisa’, para que a razão prevalecesse e não as emoções, ou seja, era necessária uma separação entre objeto e observador e cada fato deveria ser interpretado de uma forma singular, da maneira como eles realmente são. Além disso, assim como Bacon, Émile dizia que pré-noções são uma barreira na busca pela verdade científica.
Ao estudar o fato social, Durkheim percebeu que as formas de comportamento, mesmo que se expressem no indivíduo, traduzem hábitos forjados na dimensão do coletivo e que as regras impostas pela sociedade são coercitivas, e quanto mais resistimos às regras sociais, mais essa coerção fica evidente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário