Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 8 de maio de 2011

Emile Durkheim, no livro “As Regras do Método Sociológico”, inicia, segundo ele, a real definição da metodologia do estudo sociológico, que diferentemente de outros autores anteriores, nunca havia sido feito de fato.

Ele inicia explicando o que seria “Fato Social”, objeto deste comentário. Segundo a sua visão social, o Fato Social seria um ato comum imposto aos indivíduos através dos valores de uma certa sociedade. Estes atos agem como regras, sendo por vezes até positivadas; as pessoas os obedecem, pois suas mentalidades enxergam como tal, devido a aceitação, de maneira passível o imposta, dos valores da sociedade que estão inseridas. Deve ser ter noção de que esses atos vão além do agir, são formas de pensar, de viver, de raciocinar, etc. O respeito aos atos é feito por mais do que a simples razão das pessoas, ele tem força coercitiva da sociedade, esta defendê-os como sanção, no caso de eles serem positivados, ou com o desprezar de quem não os segue.

Condensando, Fatos Sociais, em uma explicação resumida, são: qualquer forma de indução sobre os indivíduos que é tida como uma coisa exterior a eles, tendo uma existência independente e estabelecida em toda a sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário