Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 3 de abril de 2011

Um novo método para uma nova ciência.

Francis Bacon tem por objetivo com "Novum Organum" restaurar o domínio do homem sobre a natureza, propõe uma reforma tanto na política quanto na filosofia; essa reforma do conhecimento é justificada em uma crítica à filosofia grega,que não proporcionava ao homem uma perspectiva de melhoria de vida e de sua natureza.
Para Bacon,o verdadeiro filósofo natural deveria fazer a acumulação sistemática de conhecimentos não apenas lógicos, mas práticos ("saber é poder"), sobretudo basear estes conhecimentos na experimentação ciêntifica ("não há nada no intelecto que não tenha passado pelos sentidos").
A ciência tem por finalidade melhorar a condição humana, expor uma representação do mundo, antecipar o acaso... A exploração e experimentação devem ser sem limites ("A exploração da natureza constitui a única forma de compreendê-la, interpretá-la e vencê-la") assim como, para se alcançar a verdade, é necessário se afastar dos preconceitos.
Como para Descartes, o Método também é importante em Bacon para o desenvolvimento do conhecimento.Porém, com Bacon, o Método será conhecido como Empirismo, enquanto que em Descartes teremos o Racionalismo.
Ao que parece,o período envolto à invenções e experiências é o firmamento da ciência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário