Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 3 de abril de 2011

“Não se aprende bem a não ser pela experiência” (Bacon)... associada à razão

Ao analisarmos a obra “Novum Organum”, de Francis Bacon, percebemos o quanto a ciência é algo relevante para o autor em questão. Bacon, em sua obra, exalta o conhecimento científico como sendo algo benéfico ao homem e acredita que este conhecimento deve servir aos interesses do ser humano, fazendo com que as pessoas estabeleçam o imperium hominis (Império do Homem) sobre as coisas.

No entanto, o filósofo em questão não aceita “qualquer tipo” de ciência. Ele não confia, por exemplo, naquela que é unicamente calcada na racionalidade, baseada somente em nossa mente. Para ele, a “cabeça” do homem é repleta de fantasias e idolatrias que nos confundem e que nos levam a conclusões equivocadas. Assim, um conhecimento baseado unicamente na razão também acabaria por conter equívocos.

Por não concordar com esta forma de ciência é que Francis critica renomados pensadores, como Aristóteles, sugerindo a criação de um novo modelo de sabedoria que superasse o aristotélico e que fosse responsável por fazer uma “Grande Restauração” (Instauratio magna) no conhecimento. Esse novo modelo, que une a razão ao empirismo (às experimentações), foi “batizado” de ciência moderna e é, ainda hoje, uma das formas mais esclarecedoras de pesquisa.

Muitos podem pensar que, atualmente, as ideias “baconianas” só são aplicadas às Ciências da Natureza, o que seria um grande engano. O homem moderno utiliza a técnica de Francis inclusive nas Ciências Humanas. Um profissional de Direito pode comprovar isso com facilidade. A maior parte dos trabalhos jurídicos não conta somente com a racionalidade. Por exemplo, não dá para estudarmos completamente a aplicabilidade da pena de morte no Brasil apenas através da análise de leis, decretos e jurisprudências. Temos que “ir a campo”, colhendo dados, como os do gráfico abaixo, para conseguirmos tornar os nossos estudos mais plausíveis e aplicáveis. No caso citado,portanto,fazemos nossas pesquisas unindo a razão, dos textos escritos, às experimentações, presentes nas entrevistas com a população.

Você é a favor da pena de morte no Brasil?

Retirado de: http://www.edeus.org/edeus/respostas_jovens.htm

em 01/04/11, às 22h07min.

Diante do exposto, podemos entender a importância das ideias desse alquimista, que foi um marco entre a Idade Média e a Idade Moderna. Bacon, literalmente, “morreu experimentando”, mas foi recompensado: seu “novum organum”, seu “novo método”, ainda é a base da ciência atual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário