Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 3 de abril de 2011

Inovação: motor do mundo


Lendo "Novum Organum" de Francis Bacon, o autor discorre sobre seu método de "conhecer a verdade de forma clara e manifesta". A busca pela clareza científica deve estar livre de fantasias (como a magia, a religião, e ideias abstratas), livre da filosofia (que só nos remete a discussões sem objetivo), livre do senso comum (quando aceitamos a opnião majoritária) e principalmente, livre dos ídolos (que nos impedem de enxergamos a verdade). Mas o porquê se despreender de tudo isso para atingir a verdadeira ciência? Bacon denuncia toda ciência baseada somente na mente humana. Esta é um território frágil e instável, sujeito a desejos, angústias, alegrias, medos, opiniões alheias, e de tantas outras coisas. A mente humana é sensível e portanto não pode ser guia da ciência. Podemos fazer referência a Descartes, que tem por base a racionalidade para atingir a verdade. Ambos os autores possuem este ponto em comum que gera a ciência moderna: a libertação do sensível, do miraculoso e da especulação sem comprovação.


Porém, sem a mente e nossa inteligência, o homem não é nada. A mente humana deve passar pela cura, através da experiência. Este é onde se baseia o método de Francis Bacon: a experiência. A experiência é o retrato da ciência útil. É uma tentativa, é uma forma de explorar e achar a verdade. Sempre acha-se a verdade? Talvez não. Porém é um caminho seguro, onde há a possibilidade de corrigir erros, retomar outros princípios e transformar o que foi falho. E para experimentar, é necessário deixar de lado até mesmo limites morais ou religiosos, pois ela não pode ter limites. Não pode-se barrar o conhecimento.


Conhecimento gera conhecimento. Um é base para outro. E assim, gera-se uma dinâmica de inovação permanente. Este é o instrumento guia da ciência: INOVAÇÃO. Isto move o mundo, move o intelecto humano, move pesquisas, move a medicina, move a sociedade... E beneficia a humanidade sempre mais...


Ana Beatriz Bachur 1º ano diurno

Um comentário: