Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 3 de abril de 2011

O conhecimento em si mesmo é poder.

Bacon foi considerado por muitos o patrono intelectual da sociedade. Ele foi um dos primeiros a ver que o conhecimento científico poderia dar ao homem poder sobre a natureza, portanto, que o avanço da ciência poderia ser usado para promover o progresso e a prosperidade humanos. Mas achava que ninguém cuidara disso da maneira certa.

Bacon propôs um método poderoso e altamente disciplinado para a aquisição de um conhecimento sobre o mundo que possibilitasse a descoberta de leis naturais, num movimento do particular para o geral, conhecido como indução; feito isso, poderemos fazer prognósticos apurados.

Se, ao contrário, aplicássemos a lei nos casos particulares, nos moveremos do geral para o particular, num processo dedutivo. O método de Sherlock Holmes, aludido como dedução, em verdade é a indução.

Essa formulação do método científico teve uma grande influencia do século XVII ao XX. Várias gerações de cientistas e de filósofos foram guiadas por ela, avaliada como o caminho correto da diferenciação entre o conhecimento científico e outros tipos de conhecimento.

Bacon nos alerta contra as falsas noções que nos levam para longe do pensamento, o que ele chama de ídolos. Os “ídolos do teatro” são sistemas de filosofia que representam a realidade de maneira enganosa. Estão presentes nos dias de hoje naquilo que chamam de ideologia, que cria uma falsa consciência.

Bacon separou a ciência da metafísica, vendo que as explicações científicas eram fundamentalmente causais, não explicações em termos de suposições.

Suas afirmações do papel essencial da observação e do experimento para a aquisição de conhecimento confiável tiveram um importante valor, e sua insistência para que nunca nos esqueçamos do exemplo negativo, que nos guiará às conclusões certas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário