Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 3 de abril de 2011

Instauratio magna – A grande restauração.

Francis Bacon desejava por sua filosofia realizar uma série de tratados que pudessem modificar a ciência e criar um novo método de estudos que substituísse o de Aristóteles. Essa era a grande restauração, o modo de se investigar os fatos passavam para o mundo dos fatos, do empirismo.

Francis, em sua mais célebre obra, Novum Organum, propõe a experimentação ilimitada como forma de se obter o conhecimento. Nesse novo método, as antecipações da mente e as falsas percepções do mundo, os chamados por ele ídolos, deveriam ser controlados por mecanismos científicos para não interferirem na construção da ciência.

Foi por meio do Novum Organum que a ciência moderna se configurou da forma que é hoje, muito especializada e usada como mercadoria, como por exemplo, no desenvolvimento de remédios apenas para doentes que possam pagar pelo tratamento, fazendo com que a margem de lucro valha toda a pesquisa envolvida. Existe todo um mercado por trás das descobertas e áreas de estudos enfocadas, mas o método da confirmação por experiências de Bacon ainda permeia o ambiente científico.

Um comentário: