Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 3 de abril de 2011

Ciência X Ética

Em seu “Novum Organum”, Bacon propõe a existência de dois métodos para a prática da ciência: o do cultivo das ciências, que tem por princípio o exercício da mente, e o da descoberta científica, baseada no empirismo a fim de uma melhor interpretação. Critica o primeiro e enaltece o segundo; e assim o é até hoje.

Bacon abriu as portas para a ciência se portar como se porta atualmente, levando a questionamentos éticos que traçam uma linha tênue entre avanço científico e bem-estar social.

Essa exploração ilimitada que descarta as implicações éticas dos meios em busca de um “bem maior” final influencia todos os setores da sociedade e se estende a um campo mais vasto ainda do que apenas o da religião.

Quando produtos são testados em animais, por exemplo, não há violação dos direitos desses? Mas se não forem testados, como garantir a eficácia e a seguridade para nós, humanos? Seria esse mundo inescrupuloso de experiências com cobaias o propósito de Bacon? Triste realidade que põe em cheque toda a sensibilidade e a racionalidade que nos tornam seres humanos.

Nome: Jackeline Ferreira da Costa - 1º ano Direito Matutino

Nenhum comentário:

Postar um comentário