Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 3 de abril de 2011

Francis Bacon: O "não-grego"

Em sua obra 'Novum Organum' Francis Bacon tece críticas circunstânciais aos filósofos gregos. De forma equivocada afirma que nao houve qualquer experimento realizado por eles que tenham contribuido para a humanidade. Mas o que seria da matemática sem o número "pi"? Ou mesmo da física sem o princípio de alavancas?
Mas a verdade eh que Bacon revolucionou a maneira de se fazer ciência, defendendo a experiência como maneira praticamente única de se formar opiniões, ideias. Em 'Novum Organum' Bacon aprimora o velho sistema lógico utilizado pelos gregos.
Por ser intitulado muitas vezes como o fundador da ciência moderna Francis Bacon tenha destinado parte de sua obra para criticar o pensamento grego antigo. Porém, deve-se lembrar que tanto os filósofos gregos quando Bacon foram importantes para a humanidade: os gregos no que diz respeito as mais variadas formas de produção intelectual e cultural, e Bacon ao enaltecer o empirismo e influenciar as descobertas científicas posteriores ao seu tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário