Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 23 de maio de 2022

Dependência e Cultura

 

O sociólogo francês Émile Durkheim trata, dentre outros temas, do conceito de solidariedade mecânica – presente em sociedades anteriores ao capitalismo – e solidariedade orgânica – posterior ao surgimento do capitalismo. Essa última, compreende sociedades mais complexas, de modo que apresentam uma maior interdependência, passando a funcionar quase como um organismo vivo. Assim sendo, percebe-se o quão mais interligadas as sociedades estão, mais do que isso, como algumas influenciam e são, em certa medida, influenciadas por outras. Essa conjuntura é refletida nas expressões culturais de uma população, dentre as quais vale citar a musical...

 

Canção "Toda Forma de Poder" (Engenheiros do Hawaii)

"Eu presto atenção no que eles dizem

Mas eles não dizem nada, yeah yeah

Fidel e Pinochet tiram sarro de você que não faz nada, yeah yeah

E eu começo a achar normal que algum boçal

Atire bombas na embaixada, yeah yeah, oh oh"

Destacam-se, nesse sentido, as referências a Augusto Pinochet, Fidel Castro, dentre outras.

 

Canção "Chiclete com Banana" (Jackson do Pandeiro)

"Eu só boto bebop no meu samba

Quando Tio Sam tocar um tamborim

Quando ele pegar

No pandeiro e no zabumba.

Quando ele aprender

Que o samba não é rumba.

Aí eu vou misturar

Miami com Copacabana."

Nessa canção, por sua vez, evidencia-se a influência estadunidense ("Tio Sam" e "Miami") sobre a formação cultural brasileira.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário