Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 23 de maio de 2022

Pensamento de Durkheim frente ao crime

     O fato social de acordo com Durkheim está ligado aquilo que há na sociedade e com seus indivíduos, modelando a sociedade em si, diz a respeito da maneira como os indivíduos agem em um determinado grupo e da humanidade em geral. Assim, os fatos sociais acabam por moldar o modo que a pessoas agem pela influencia que as mesmas exercem sobre elas. 

  O funcionalismo discutido por Durkheim, encara o crime como necessário para vida social, por conta da sua evolução, pois pode aprimorar mais ainda a sociedade e modifica-la também. O filósofo afirma que existe uma causa eficiente para o crime, possuindo a função de mostrar os erros e defeitos que podem existir no meio social, e assim, estabelecer caminhos para que haja mudanças e irradiar a reafirmação contínua da moral.

    Logo, o crime está diretamente ligado a moral, pois molda a característica dos indivíduos definindo a sociedade, pois os seres inseridos nela estão diretamente ligados com as formas de comunicação e moralidades.

     Dessa forma, é possível afirmar que mesmo que o crime tenha a plena competência para promover o aprimoramento da moral, encontra um obstáculo quando se trata do ser humano se conservar, e assim, o crime vira fundamentador da moral, pois o crime sempre ramificará uma reafirmação da moral.


Isis Schiavom - noturno 1º ano Direito

Nenhum comentário:

Postar um comentário