Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 23 de maio de 2022

INDICATIVO DO PRESENTE

Homem como órgão social

O seguinte poema destaca o funcionalismo de Durkheim, expondo a solidariedade mecânica (criticada pelo autor) dos indivíduos em abdicaram de suas vontades pelos costumes em função do funcionamento do órgão social, os três pontos sociais do fato social: coercitividade (conformação com as regras), exterioridade (independência do fato social perante o indivíduo) e generalidade (grau social de alcance do fato); assim como o funcionamento normal do organismo. 

Indicativo do presente


Acordo,

Trabalho,

Produzo,

Estudo,

Durmo.

Obedeço aquilo que me é imposto,

O consenso geral me parece certo

Não há outro caminho concreto,

Que simplesmente me pareça melhor

Bato, 

Existo,

Abdico, 

Concordo,

Aceito.

Não posso me revoltar, minha mãe 

Quando criança foi que me ensinou.

A birra é errada e deve ser punida,

Acho que a mãe dela também a ensinou.

Assisto,

Participo, 

Finjo, 

Auxílio,

Cumpro.

Minha vontade pouco vale

Se a regra já existe e todos seguem

Por que deveria me preocupar?

Cumpro mais uma vez meu papel.

Durmo,


Bianca Lopes de Sousa

1º ano - Matutino

Nenhum comentário:

Postar um comentário