Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 25 de abril de 2022

Desordem necessária

 É imperioso destacar a importância do positivismo como fonte pioneira em criticar os dogmas que regiam as sociedades antigas. Sociedades essas que eram comandadas por mitos, lendas, histórias religiosas ou pela total anarquia politica. Ao contrário disso, o positivismo se encaixa como doutrina que afasta todas essas crenças e busca apenas a verdade empírica pra nossa realidade. Segundo Comte, somente com essa busca incessante pela verdade resultaríamos em uma sociedade ordenada.

Contudo, é importante notar um erro na retórica positivista abordada por Comte, que é a busca a todo custo pela ordem. A ordem inegavelmente tem importância numa sociedade justa, mas Comte falha quando pressupõe que a mudança é negativa, e que o positivismo basta em si mesmo. É de grande negligência para com as classes menos favorecidas achar que devemos manter a ordem a todo custo e não devemos lutar por revoluções sociais. Claro que em sua geração as realidades eram outras e que seria um erro o julgar, mas o ponto que devemos nos preocupar é na propagação dessas idéias de comodismo social nos nossos tempos modernos. Chega ser engraçado ver como o próprio positivismo foi alvo de subversão, já que hoje os que buscam pela ordem são os mais influenciados por crenças.

Portanto, devemos apoiar o positivismo como idéia que desconsidera mitos e verdades inventadas, mas também é valioso não deixarmos cair em estabilidade política quando a mesma não se apoia na realidade dos cidadãos.


Vinicius Alves. Direito Matutino 1°ano

Nenhum comentário:

Postar um comentário