Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 25 de abril de 2022

A chegada do Positivismo


 Todo degrau já avançado durante os séculos torna o modo de vida humano cada vez mais independente, apartado da natureza, rompendo as cadeias alimentares desde o momento que passou a mudar todo ambiente em volta de si e não adaptar-se como os demais, durante toda sua existência a espécie humana abalou todo o sistema a sua volta, das primeiras fogueiras aos gigantescos monumentos o acúmulo de conhecimento seria imparável em todas as civilizações.

As navegações e a eventual conquista de todo o redor do globo levariam o ser humano a buscar mais e mais informações sobre todo seu mundo .As forças misteriosas que o cercam,os animais,plantas e sons que inicialmente tiveram explicação religiosa passavam a surgir mesmo que de maneira rudimentar em uma nova visão.

A partir deste ponto , as civilizações ficaram maiores ,a população cresce e desenvolve e então quando entramos no contexto de revolução industrial surge o Positivismo. Por influências anteriores mas principalmente pelas mãos de Auguste Comte ,pai da sociologia e um dos principais autores da doutrina positivista. Já não mais se lutava pela sua sobrevivência e agora o foco se torna o entendimento completo , célula a célula, de cada fenômeno,o Iluminismo numa época semelhante já trouxe a valorização da verdade e importância de um pensamento guiado pela razão, o Positivismo traria agora uma abordagem mais materialista também focada no método científico e em como a ciência seria o único conhecimento real.

Como Comte teoriza em sua " Lei dos três estados" nos primórdios da espécie estávamos num estado Teológico ,onde utilizamos entidades para explicarmos nosso redor, deuses,espíritos ou qualquer outra magia era suficiente para aclarar dúvidas. Com os anos uma simples força divina já não era suficiente para que se entendesse a natureza e logo entramos num estado metafísico prezando pela razão e já cercado de um caráter mais realista, até filosófico, mas apenas quando o estado Positivo toma conta que o método científico brilha e temos como conhecimento exclusivamente o que pode ser comprovado.

A doutrina de Comte presa por um aprendizado sólido e altamente testado,inspirado pela revolução industrial e a crise social sua análise trouxe o método visto nas ciências da natureza para uma análise da sociedade, sua obra aborda também como o método Positivo se sobressai comparado ao Metafísico ou o Teológico.

A sociologia ( como seria chamada mais tarde) nascida em Comte mostrava a que ponto chegou o avanço da humanidade , ela já não mais deve voltar seus estudos apenas para criar mais alimentos ou otimizar suas construções, agora deve-se voltar estudos para otimizar a própria humanidade, suas crises criadas com todo o avanço tecnológico e a natureza humana em si , esse estudo é até hoje fundamental e devemos perpetuar e reafirmar sua importância independente das décadas que passem.


Fernanda Tiemi Razera 

1°ano Direito matutino 

Nenhum comentário:

Postar um comentário