O positivismo dos anos 2000, escrito em 1800
O positivismo de Comte é mais atual do que nunca. Segundo o consagrado pensador Auguste Comte que idealizou o positivismo através da estruturação do pensamento e da organização do conhecimento, o progresso só deveria acontecer após a manutenção da ordem das coisas como são, sem revoluções ou rompimentos, que apenas a manutenção das estruturas e aperfeiçoamento da ordem levaria ao progresso. No entanto, no período em que Comte teorizou seu pensamento, os movimentos conservadores não eram tão fortes e os movimentos liberais tão abrangentes.
Nos últimos anos, a evolução dos movimentos feminista, LGBTQ+, trabalhista e outros, levaram a um levante conservador na sociedade, tanto nacional quanto global. O atual governo brasileiro acabou se elegendo a partir de um forte discurso positivista de manutenção da família, da religião e contra os movimentos liberais já existentes. Enquanto isso, movimentos parecidos aconteceram em outros lugares: Nos EUA, com a eleição do Trump; Na França, com a candidata Le Pen indo para o segundo turno; E a eleição de Boris Johnson na Inglaterra.
Assim, percebemos que mesmo a teoria de Comte tendo sido fundamentada no séc. XVIII, suas ideias de progresso e a manutenção da família, são fundamentais na política mundial, tendo sido prioridade no discurso de muitos vencedores, e alavancando as ideias conservadoras num cenário global
Gabriel Goes Rosella-1 ano/ NOTURNO
Nenhum comentário:
Postar um comentário