É possível perceber facilmente como a metafísica e principalmente a religião ainda tem espaço nas decisões da humanidade. Mesmo após 3 séculos das críticas positivistas a religião continua baseando diversas discussões no campo político, como em casos de casamento homossexual ou o aborto. Dessa forma, é possível perceber que apesar do positivismo ter ganho força, a racionalidade científica defendida por Comte só é usada em quando interessa para determinada parte da sociedade defender seu pensamento.
Além disso, é também visto que o pensamento positivista reforça discursos autoritários, muitas vezes colabora para ignorar a situação que envolve os casos de crimes, muitas vezes realizados por necessidade, para enfatizar que a lei deve ser rigorosamente aplicada para manter a ordem, fazendo assim com que a situação se repita e consequentemente, como é o caso do Brasil, tendo uma superlotação de presídios.
Desse modo, apesar da ideia teórica promover o progresso da sociedade humana, na prática podemos realizar que não ocorre como esperado, pois ao ser usado de maneira arbitrária somente promove o caos e impede o progresso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário