Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 15 de abril de 2013

Método Sociológico de Durkheim

     Na obra "As Regras do Método Sociológico", Émile Durkheim discorre sobre o que consiste a sociologia e o verdadeiro significado de fato social. Cosiderado um autor pós-positivista, Durkheim, assim como Comte, utiliza a sociedade como principal foco de estudo e implementa artifícios metodológicos para analisá-la. Assemelha-se também a Bacon, pois faz um crítica às pré-noções estabelecidas (''ídolos da mente''), que obscurecem a busca pela verdade científica.
     O termo fato social é utilizado correntemente com uma certa generalidade, pois é um fenômeno coletivo, ou seja, repete-se na maioria dos indivíduos de uma sociedade, na qual são impostas regras de maneira coercitiva. Fato social também se define como sendo algo criado fora de mim (exterior ao indivíduo), pois adotamos um comportamento que vem da nossa educação, e portanto, a nossa realidade, sentida por de forma objetiva, foi criada e imposta antes de nascermos.
     Por exemplo, ao nascer uma criança, o pai que torce com afinco para um determinado time de futebol, vai fazer de tudo para que o filho também torça para o seu time. Assim, o pai decora o quarto de seu filho com bandeiras, objetos, camisas, exercendo tal pressão, que o filho provavelmente torcerá para o time de coração do seu pai. Da mesma maneira, quando um filho de fiéis fervorosos nasce, as práticas e as crenças já estão preparadas para que o filho se torne um devoto das práticas religiosas.
     Esses tipos de pensamento são dotados do poder de coerção, e a prova de que este existe, é o fato de que quando tentamos nos libertar dessas condutas e regras, sentimos muita resistência, e dificilmente conseguimos vencê-las. Portanto, organizações de determinados âmbitos como o religioso, político, artístico são movimentos de opinião muito poderosos, ou seja, são outros exemplos de fatos sociais que exercem coerção sobre a sociedade.
     Por fim, Durkheim estabelece a Sociologia como uma ciência social, que abrange outros campos das ciências como o da Biologia e da Psicologia. Durkheim também estabelece o método de análise dos fatos sociais que consiste em  isolá-los por meio da estatística, e utlizar o número (algorismo) do resultado final como o estado da alma coletiva, definindo assim, um fato social.

Elisa Kimie Miyashiro
Direito noturno

Nenhum comentário:

Postar um comentário