Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 15 de abril de 2013

Progresso da ordem


Auguste Comte é um dos principais representantes do pensamento poitivista. O autor entende que o pensamento humano passa por três etapas distintas: teológica, metafísica e, por fim, positiva - a qual seria a representação do mais alto nível que se pode alcançar, uma vez que supera as bases de explicação pelo sobrenatural.

No que diz respeito a organização social, Comte afirma que deve haver uma order para alcançar o progresso. E que todos que participam da engrenagem social devem entender seu luar nessa ordem e não questioná-la ou desafiá-la. Somente dessa maneira pode-se alcançar uma sociedade em harmonia.

Esse discurso é facilmente apropriado pelas classe dominantes, pelas elites, que pretendem manter a ordem, para garantir o seu progresso. Nem que para que haja essa manutenção se vá até as últimas consequências.

A sociedade de Comte é facilmente metaforizada em uma máquina, já que para que funcione de forma ideal, todas as peças têm que estar no lugar certo, na hora certa, desempenhando o seu papel. E, tanto na sociedade comteana, quanto na máquina, a peça/pessoa que não estiver correspondendo o que é dela esperado, é substituída por outra que o fará e as engrenagem continuaram unindo seus dentes para levar impulsionar o progresso.

Guilherme Reis - Direito Noturno

Nenhum comentário:

Postar um comentário