Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 15 de abril de 2013

Sociologia Mecanicista


O francês Augusto Comte criou a Sociologia e , dentro desta, sua teoria chamada de positivismo. Este pensamento se explica por uma evolução, esta é iniciada por um estágio religioso onde o homem usa deus para explicar as coisas e os fenômenos ao seu redor, em seguida temos o estágio metafísico onde abandona-se o ser supremo e iniciam-se reflexões mais profundas nas denominadas entidade metafísicas, e por fim chega-se ao estágio positivo, o estágio ideal, onde são ignoradas as questões subjetivas e ocorre a procura por leis e postulados que expliquem as coisas e fenômenos que cercam o ser humano.
O positivismo versa que para chegarmos ao progresso é necessário uma ordem anterior, sendo o primeiro impossível sem o último. Tal conceito está escrito na bandeira brasileira (“Ordem e Progresso”) pois os militares que proclamaram a independência no dia 7 de setembro de 1889 tinham grandes valores positivistas, sendo que estes eram usados como embasamento teórico para a violência posterior à independência nos governos do Mal. Deodoro da Fonseca e do Mal. Floriano Peixoto.
Hoje em dia o positivismo anda em descrédito, pois acredita-se que ele tenta ver a sociedade (obviamente fator humano) através de métodos mecanicistas, a denominada física social ( própria das ciências exatas). Isto prejudica a análise social pela ótica positivista visto que vários acontecimentos sociais, humanos não podem ser explicados com tal rigor mecanicista.

André Mateus Pupin 
Primeiro ano, Direito diurno

Nenhum comentário:

Postar um comentário