Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 15 de abril de 2013

O Ídolo Universal


Por ter vivido relativamente próximo á época do Renascimento, Francis Bacon foi fortemente influenciado por essa escola e redigiu a obra Novum Organum. Nessa obra, deixa claro que o senso comum e as ideias pela própria mente humana, pois acreditava que a verdade só era atingida por meio de experimentos.
Então o homem deve observar a natureza para descobrir se a especulação feita anteriormente estava correta. A racionalidade não se realiza sozinha, mas é uma ferramenta que auxilia no experimento, justamente sendo base para as especulações primárias.
Bacon usa o termo “ídolos” para designar falsas percepções do mundo; existem quatro tipos: ídolos da tribo, da caverna, do foro e do teatro, cada um traz percepções falsas aos homens de uma maneira diferente, seja por meio dos sentidos, aparências, relações interpessoais ou superstições.
Um ídolo atual seria a mídia, que aliás, é um ídolo universal que abrange vários sentidos, por trazer falsas percepções sobre economia, segurança, política, educação e até sobre estilo de vida, o que se deve vestir e qual o carro do momento.

Cesar Felipe Simão Cano - Direito Diurno

Nenhum comentário:

Postar um comentário