Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 15 de abril de 2013

Agentes do Sistema


                Como constatado por Émile Durkheim, a todo fato social são intrínsecas as características de coerção externa, resistência aos violadores e uma certa alma coletiva que dita as regras a serem seguidas. Ao realizar tal observação, Durkheim delimitou o campo social para que este mantivesse distância dos campos orgânicos e psíquicos, conservando sua intenção original de demonstrar com nitidez suas ocorrências na sociedade
                A coerção, cuja gravidade varia pelo delito, é executada invariavelmente por todos os membros. Tudo funciona de modo que a sociedade auto sustente sua vigilância, não permitindo o desenvolvimento de manifestações consideradas foras do padrão. Assim como retratado no filme Matrix, todos somos potenciais agentes Smith, tornando-nos ao mesmo tempo vítimas e carrascos do sistema vigente.
                Aos aventureiros dispostos a lutar contra a corrente, a coerção manifesta-se de modo a dificultar suas façanhas. Assim, embora seja na teoria possível cruzar as fronteiras impostas, os empecilhos apresentados multiplicam-se de forma a tornar inviável sua realização. Mostrando-se atemporal, inovadores como Galileu Galilei e Giordano Bruno desafiaram a ordem, tendo este último indo além das consequências, o que acarretou sua morte na fogueira pela inquisição da Idade Média.
                As influências do fato social pairam também sobre a reunião de indivíduos, criando um corpo próprio de sentimento que domina as mentes. Observável em diferentes contextos, pode-se citar desde ao inofensivo ato de bater palmas, impulsionado momentaneamente por uma multidão, quanto ao patriotismo exacerbado incentivado pelos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial. É comum também que as pessoas desconheçam tais sentimentos uma voz fora de seu efeito, atestando novamente o poder que exerce tal poder de espírito coletivo.
                Logo, Durkheim tornou-se um dos pais da sociologia, tal foi a importância de seus estudos que possibilitou a realização de análises profundas sobre esta área, permanecendo úteis independente da época que a sociedade foi estudada.

                              Renan Souza, Direito Diurno
                  

Nenhum comentário:

Postar um comentário