Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 15 de abril de 2013

Bacon faz bem à saúde


Francis Bacon, propõe com sua obra "Novum Organum", uma nova forma de produção, tanto material, quanto intelectual. Que seria experimental, empírica, uma vez que o conhecimento por si só, apenas no campo das ideias não produziriam tanto efeito quanto se fossem colocados a prova, vesrificando sua aplicabilidade e funcionabilidade.

Para que os métodos de Bacon pudessem ser colocados em prática, é necessário que se domine os quatro ídolos que povoam a mente dos homens: da tribo, da caverna, do foro ou da feira e do teatro. Que referem-se, respectivamente, às distorções praticadas pela natureza humana; ã relação entre o homem e mundo que o cerca, inspirado no mito de Platão; às relaçòes sociais estabelecidas pelos homens; a tudo que ilude o homem.

A partir da metodologia baconiana, houve um grande desenvolvimento produtivo em todas as áreas do conhecimento. Pode-se dizer, portanto, que toda a tecnologia - e comodidade, consequentemente, trazida por ela - tem grande contribuição de Francis Bacon, que colocou em discussão a aplicação que os conhecimentos, antes apenas contemplados, poderiam ter no nosso cotidiano.

Os avanços da medicina, por exemplo, que salvam vidas até em casos mais críticos, como ataques cardíacos, em decorrência de uma atéria congestionada, podem ter sua origem associada ao filósofo inglês.

Guilherme Reis – Direito Noturno


Nenhum comentário:

Postar um comentário