Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 15 de abril de 2013

Émile Durkheim - Fatos sociais.

     Émile Durkheim é considerado um dos pais da sociologia, sendo suas contribuições intelectuais determinantes para esta nova ciência que surgi no século XIX; suas idéias, inicialmente, aproximam-se do positivismo de Comte, porém este falha ao tentar criar uma "Religião da Humanidade" não alcançando a neutralidade pretendida na análise dos acontecimentos sociais.
     Durkheim no entanto mantém seu caráter de análise coletivista, igual ao de Comte, de modo que ele afirma a existência de funções sociais exercidas por indivíduos, obrigados pelas instituições a cumprir determinado papel; e assim o coletivo se sobrepõe ao indivíduo, que passa a viver de acordo com o papel social que lhe é dado.
     Dessa forma Durkheim só acha possível o estudo da sociedade se compreendermos e analisarmos o que ele chamou de fatos sociais, ou seja, uma coisa externa e de coerção moral, que age sobre o indivíduo. É esse caráter externo ao indivíduo do fato social que permite ao sociólogo estudá-lo sem, no entanto perder a neutralidade.Os fatos sociais por sua vez tendem a se relacionar, formando uma enorme interação social que leva a união da sociedade, dando coesão a sociedade.




Ana Claudia Gutierrez Kitamura
1° ano Direito Noturno.
     

Nenhum comentário:

Postar um comentário