Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 15 de abril de 2013


Entre os fatos e coisas de Durkheim 

             Dando continuidade as ideias lançadas por Comte, Durkheim inicia o pós-positivismo focando seus estudos na sociedade. Assim como Comte, Durkheim admite a existência de um esforço da sociedade para manter a ordem atual.

            Na tentativa de dar mais crédito as ciências sociais, Émile Durkheim, em sua obra: "As regras do método sociológico", define uma nova metodologia de estudo para a sociologia. Essa metodologia tinha como principal objetivo mudar o foco metafísico do estudo dessa ciência substituindo-o por uma forma empírica de pesquisa.           

            Considerado por muitos o pai da sociologia, Durkheim propôs que a sociologia deveria ser entendida a partir dos fatos sociais. Ele considerava fato social todos os fenômenos ocorridos dentro de uma sociedade que tenham um poder de coerção sobre os indivíduos. Para que a nossa personalidade não interfira no estudo dos fatos sociais, Durkheim estipula que eles devem ser tratados como coisas, promovendo assim o afastamento entre o cientista e o objeto de estudo.

Amanda Silva Trevisan
1º ano de direito, noturno.

         

Nenhum comentário:

Postar um comentário