Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 15 de abril de 2013

Quanto à demagogia, Descarte-a

"Verdades" nos são passadas constantemente. Seja em uma conversa informal ou até mesmo por meio de pesquisas. Cada uma delas tem um propósito por trás. Cabe a nós, portanto, a tarefa de filtar tais informações, uma vez que somos bombardeados, principalmente na Era digital, por todos os lados, pelas mais diversas notícias.

René Descartes, por meio do seu "Discurso do Método", expõe essa necessidade de confrontar, de desconfiar daquilo que é dito, pois a simples aceitação não contribui para o conhecimento. Não se produz, apenas reproduz. É o autor que introduz a valorização da razão humana em detrimento da filosofia medieval.

Esse mesmo caminho corrobora para a propagação de falsas verdades que são introduzidas pelo interesse do grande capital, de políticos, além de fortalecer, muitas vezes, preconceitos historicamente difundidos, ou seja, que só perduram porque algum dia, em algum lugar, alguém afirmou ser incontestável.

O conhecimento e o questionamento, então, devem ser ferramentas para a construção de conhecimento. Conhecimento este, que contribua para a grande maioria, e não aos demagogos que se pretendem donos da verdade.

Guilherme Reis - Direito Noturno

Nenhum comentário:

Postar um comentário